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Carta Cardinal 12 - Resista ao Marshmallow

Em 2018, o calendário político será a principal âncora para expectativa e decisões de consumidores, empresas e investidores no Brasil. Enquanto isso, a economia oferece alguns confortáveis colchões.
Será um ano marcado pela volatilidade. Mais do que nunca será preciso controlar nossas emoções e assim tirarmos proveito dela, do contrário, ela tira proveito de nós. Resista ao Marshmallow.

Carta Cardinal 12 - Resista ao Marshmallow

Carta Cardinal 10 - Value investing diante de incertezas política e econômica

Discutimos aqui como tratamos incertezas políticas e econômicas em nossa estratégia de value investing. É em momentos de estresse como o atual que o gestor de fundo é testado em dois aspectos: na disciplina de seu processo e na vigilância para evitar se tornar refém dos vieses de comportamento. Apresentamos algumas reações de investidores na incerteza atual, que consideramos falaciosas numa estratégia de value investing.

Carta Cardinal 10 - Value investing diante de incertezas política e econômica
Carta Cardinal 9 - Qual o melhor momento para investir em ações?

Carta Cardinal 9 - Qual o melhor momento para investir em ações?

Abordamos esta questão explicando como os vieses humanos atrapalham a decisão de investimento, geralmente provocando perdas. Pesquisas mostram a maioria dos investidores comete três equívocos: vendem no pânico, compram na euforia e tentam adivinhar se o mercado subirá ou cairá nos meses seguintes, comprando ou vendendo, respectivamente. É o inverso da decisão racional de “comprar barato e vender caro”.

Carta Cardinal 8 - Profarma: Efeito Volante

Esta carta complementa a discussão da Carta Cardinal 7, cujo foco foi a análise de empresas de alta performance. Aqui, focamos em Profarma, que entendemos estar no desabrochar de uma alta performance. Em 2016, ela consolidou suas bases da estratégia de modelo misto de distribuição de medicamentos e drogarias.

Carta Cardinal 8 - Profarma: Efeito Volante

Carta Cardinal 6 - Oh Yeah! Oh No!

Discutimos os vieses humanos, analisando como eles atrapalham nossas decisões de investimento e trazem-nos a dificuldade de pensamos ciclicamente. Em seguida, detalhamos nossa análise do ciclo econômico brasileiro, usando nosso Indicador Antecedente Cardinal (IAC) para explicar em que momento do ciclo acreditamos estar.

Carta Cardinal 6 - Oh Yeah! Oh No!
Carta Cardinal 5 - Como crescer na recessão?

Carta Cardinal 5 - Como crescer na recessão?

O que é estratégia? Qual sua relação com vantagens competitivas? Exploramos estes temas, apresentando exemplos de uma boa estratégia e uma má, finalmente detalhando um caso de boa estratégia: Arezzo & Co. Em síntese, demonstramos que a empresa com boa estratégia cresce mesmo na recessão.

Carta Cardinal 2 - O Pêndulo do Sentimento do Investidor

Apresentamos o conceito do pêndulo do sentimento do investidor que usamos na Cardinal Partners. Mostramos sua medição empírica num período de cinco anos, seguida das impressionantes conclusões. Por fim, discutimos um caso concreto no qual usamos este conceito: Alpargatas. O resultado foi a geração de um atrativo retorno do investimento.

Carta Cardinal 2 - O Pêndulo do Sentimento do Investidor